Trajetórias de Desenvolvimento Socioemocional de Crianças
Organizador(es):
Autor(es):
| ISBN | |
|---|---|
| DOI | |
| Páginas | |
| Instituição | |
| Ano de Publicação | |
| Faculdade | |
| Palavras-Chave |
Com a presente obra, pretende-se fomentar reflexões que ultrapassem esse entendimento, propondo uma visão dos grupos de crianças como elementos fundamentais para o seu desenvolvimento socioemocional e moral. Deste modo, o livro está organizado, mostrando-se inicialmente uma breve explanação acerca da teoria epistemológica de Piaget, evidenciando a construção de conhecimento como base para o desenvolvimento psicológico da criança. Em seguida, o jogo é abordado como instrumento favorecedor do desenvolvimento infantil, podendo ser utilizado em grupos. A importância da experiência social para a construção da regra e para o desenvolvimento de valores é discutida no terceiro capítulo, no qual se destaca a teoria de Piaget a respeito da moralidade, e a importância da cooperação entre iguais para a construção da moral autônoma.
