Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Plantando Sonhos: Teatro na Escola

Plantando Sonhos: Teatro na Escola

Plantando Sonhos: Teatro na Escola

Organizador(es): Aurora Joly Penna Mariotti, José Antonio da Silva, Joceli de Fátima Cerqueira Lazier
Autor(es):

ISBN 978-85-85541-79-8
DOI
Páginas 48
Instituição Unimep
Ano de Publicação 2015
Faculdade
Palavras-Chave

Em 2015 revigora-se a expectativa de contatar outra escola para novamente   plantar sonhos juntos de uma comunidade escolar piracicabana. É com essa perspectiva que na Unimep, o Núcleo Universitário de Cultura com a participação do Grupo Andaime de Teatro da Unimep – que iniciou esse projeto em 2003 - e o Curso de Pedagogia estabeleceram parceria para desenvolvimento do Projeto Plantando Sonhos.

Para essa composição, a seleção da Escola Estadual Prof. José Romão justificou-se pela boa parceria estabelecida há alguns anos por meio de atividade de Estágio Supervisionado. Além de ser uma instituição que faz parte da constituição da história do bairro Vila Rezende, um dos mais antigos da cidade de Piracicaba.

O convite aceito por parte dessa instituição escolar gerou novos desafios para essa Unidade, pois em meio a uma demanda acelerada que envolvia a rotina da escola, surge uma oportunidade de ampliar o conhecimento artístico-teatral por meio da valorização da história e memória dos moradores do bairro.

Na perspectiva de desenvolvimento dos procedimentos em que os saberes constituídos com a comunidade valorizassem o repertório e a realidade vivenciada pelos professores e alunos dessa escola é que se pautou o diálogo com essa instituição. Constituiu-se um espaço em que as ideias foram expostas bem como seus condicionantes, para assim, estabelecer um trabalho em que as partes se reconhe-cessem e se articulassem num ambiente carregado de sentido para os participantes.

Nessa dinâmica, a partir das oficinas de teatro, por meio dos jogos de faz de conta é que as crianças foram instigadas a assumirem diferentes posições e papeis e a valorizarem as diferentes formas de expressão.  Nessa perspectiva é que crianças e professores vivenciaram momentos de apreciação das técnicas teatrais e dos sentimentos vivenciados pelas personagens que retratam episódios reais. 

Nesse processo constituíram-se novos olhares sobre as histórias que compõem a identidade do bairro, nesse caso, a Vila Rezende. O diálogo e as entrevistas com os moradores dessa localidade proporcionaram às crianças o interesse por ouvir essas histórias, por conhecer esses fatos e reconhecer esse contexto. Essa participação dos entrevistados favoreceu o encantamento com essas pessoas, moradores do bairro e construtores dessa comunidade.  Além do encantamento com as narrativas reais e a valorização do registro desses relatos orais, como um recurso que proporciona a preservação da memória dessa localidade, seja por meio da escrita e da ilustração, disponível nesse exemplar ou da gravação da apresentação teatral a partir desse contexto histórico local.  

Nessa perspectiva é que compartilhamos as histórias dos moradores do bairro Vila Rezende, escrita e ilustradas pelas crianças sob apoio da equipe que compôs esse projeto. 

registrado em: ,