Representação na cultura midiática
Organizador(es):
Autor(es):
ISBN | |
---|---|
DOI | |
Páginas | |
Instituição | |
Ano de Publicação | |
Faculdade | |
Palavras-Chave |
Produzida pelo grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura (MAC), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), esta coletânea discute as representações culturais produzidas nas mídias. Os artigos analisam filmes, músicas, imagens, charges e memória para identificar como a cultura midiática negocia a construção de determinados padrões sociais.
A ideia de representação perpassa nosso cotidiano e, em grande parte, define maneiras de traduzirmos o mundo e nossos posicionamentos nele. Um simples caminhar pela cidade nos coloca entre imagens (anúncios publicitários, estilos de moda, objetos e seus designs etc.), sons (motores, buzinas, toques de celulares, falas etc.) e escrituras (placas, anúncios, avisos etc.) que produzem sentidos em textos e linguagens. Em uma sociedade de múltiplos estratos, a cultura produzida nas mídias e consumida por nós negocia as formas de representar a vida. Por exemplo, anúncios publicitários trazem determinados tipos de pessoas e situações. Nas canções, sons, ritmos e danças traduzem o corpo e maneiras de nos comportarmos. Um romance constrói narrativas que organizam cenas e tramas reconhecidas pelo leitor. O mesmo acontece quando assistimos a um filme, uma série ou à programação da TV, acessamos sites ou nos comunicamos pelas redes sociais virtuais.
Articulando teorias como os Estudos Culturais e a Semiótica da Cultura, esta coletânea trata de alguns casos de representações nas mídias, suas linguagens, gramáticas e configurações semióticas. A obra foi produzida dentro do grupo de pesquisa Mídia, Arte e Cultura (MAC), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com participação também de pesquisadores parceiros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade de Lisboa (Portugal).