Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade

Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade

Um ebook coletivo e colaborativo
Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade

Organizador(es): Marli dos Santos
Autor(es):

ISBN
DOI
Páginas 51
Instituição Metodista
Ano de Publicação 2017
Faculdade
Palavras-Chave

Um ebook coletivo e colaborativo

O ebook “Práticas Jornalísticas contemporâneas” é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação social – PósCom, da Universidade Metodista de São Paulo, produzido na disciplina Práticas Jornalísticas contemporâneas, ministrada pela professora Marli dos Santos. Trata-se de disciplina vinculada à linha de pesquisa Comunicação Midiática, processos e práticas socioculturais.

O objetivo é reunir a produções científicas e práticas relacionadas ao jornalismo nesse cenário de transformações sociais, culturais e tecnológicas, para colaborar com professores e estudantes de jornalismo sobre produções científicas e práticas que apresentem e ajudem a avançar na discussão sobre o jornalismo na contemporaneidade.

A ideia do conteúdo e da forma do ebook foi inspirada nas práticas de crowdsourcing que, de acordo com Bittencourt e Moraes Filho (2012), é a união de um grupo de pessoas para formar uma força de trabalho com o intuito de desenvolver um projeto conjunto ou criar soluções para problemas, sem remuneração ou recompensa.

Nessa primeira versão/edição foram prioritariamente reunidos artigos publicados em revistas científicas de excelência nacional e internacional, classificadas pelo sistema de qualificação da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação no Brasil, ligadas a programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), associações de pesquisa em Comunicação e Jornalismo, entre outras entidades.

Em reuniões do coletivo também foram definidas as categorias, suas ementas, as fontes de pesquisa, a delimitação do período de pesquisa (de 2011 ao primeiro semestre de 2016), o formato da apresentação do conteúdo pesquisado, a estrutura do ebook e as regras para as próximas colaborações, já que se trata de uma produção coletiva, colaborativa e aberta.

As categorias foram definidas tomando como referência o artigo publicado na revista Intexto (2011), “O estudo do jornalismo em tempos de mudanças estruturais”, de Fábio Henrique Pereira e Zélia Leal Adghirni; “Jornalismo pós-industrial: adaptação aos novos tempos”, de Anderson, Bell e Shirky; e “A typology of media innovations: Insights from an exploratory study “ de Bleyen et al (2014). Abrangem produção, circulação, consumo, modos de produção, narrativas e perfil dos jornalistas.

Dessa forma, a primeira edição/versão conta com um texto-síntese para cada categoria (que se tornou capítulo no ebook) e dos artigos selecionados e reunidos pelos autores correspondentees. Algumas adaptações foram feitas pelos autores, de acordo com a categoria temática, pois nem sempre foi possível reunir a quantidade de textos sugeridos (10 textos). Assim, cada capítulo está organizado com um texto de apresentação do conteúdo reunido pelo autor, em seguida os títulos, resumos, palavras-chave e link dos textos na íntegra.

Os nomes dos pesquisadores que participam desse ebook coletivo são, em ordem alfabética, Carlos Ferreira, Janaina Capobianco, José Geraldo Magalhães Junior, Lucas Araújo, Renan Cavegnati e Renata Carraro. Responsável pelo design: Janaina Capobianco e Aline Marques. Revisão de conteúdo: Carlos Ferreira, Janaina Capobianco e Leandra Ribeiro. Supervisão: Marli dos Santos.