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Políticas Educacionais

Debates e Perspectivas
Políticas Educacionais

Organizador(es): Jose Clovis de Azevedo, Jonas Tarcísio Reis
Autor(es):

ISBN 978-85-99738-60-3
DOI
Páginas 220
Instituição IPA
Ano de Publicação 2017
Faculdade
Palavras-Chave

( ...) O modelo vivo da união entre o conhecimento e o sujeito ético é a cada dia mais importante. É difícil encontrar na sociedade moderna essa união viva entre o conhecimento e a atitude pessoal com o conhecimento. As crianças e jovens identificam o que é conhecimento, sobretudo conhecimento cientifico na nossa sociedade só nas suas formas técnicas, nas máquinas, nos sistemas de instrumentos que se podem imediatamente usar e usufruir. Eles fazem uma experiência com o conhecimento muito linear: um conhecimento cientifico como técnica e tecnologia, como uma materialização e cristalização imediata do conhecimento. A computadorização total da sociedade se pode descrever como um processo para estandardizar, formalizar, controlar numa forma total a comunicação social e a comunicação pessoal, o que se discute hoje de forma muito contraditoriamente. Mostra-se o conhecimento cientifico sem as premissas pelas quais ele surgiu. Normalmente o conhecimento cientifico novo, tecnológico, surge de processos criativos e não reprodutores. Os espaços de criação dentro dos atuais modelos de educação são cada vez mais restringidos. A escola se transformou infelizmente, na maior parte dos países, numa instituição reprodutora do conhecimento socialmente acumulado e não num espaço de reflexão e produção de conhecimentos usando o passado como ponte para o futuro, num presente pleno de liberdade de pensamento e criação. 

( ...) É o Estado quem deve prover a educação de qualidade para o professor e para o aluno, é o Estado quem deve assumir o papel educador pensando na sociedade que ele projeta para o futuro. Se o Estado não assumir esse papel o país esta condenado. É também por isso que não se pode pensar na educação como problema de mercado, porque tanto a ética, quanto a verdade, quanto a solidariedade, a tolerância, o amor, não são mercadorias que possam ser encontradas por algum preço, são valores que devem ser transmitidos e é essa a função social do conhecimento.

Hilchenbach / Alemnaha 2017, Professora Maria Benites e Professor Dr. Bernd Fichtner

 

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