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Plantando Sonhos 2016

Teatro na Escola
Plantando Sonhos 2016

Organizador(es): Aurora Joly Penna Mariotti, José Antonio da Silva (Chapéu), Joceli de Fátima Cerqueira Lazier
Autor(es):

ISBN 978-85-85541-86-6
DOI
Páginas 36
Instituição Unimep
Ano de Publicação 2016
Faculdade
Palavras-Chave

Em 2016 revigora-se a expectativa de contatar outra escola para novamente plantar sonhos juntos de uma comunidade escolar piracicabana. É com essa pers-pectiva que na Unimep, o Núcleo de Cultura, com a participação do grupo Andaime de Teatro e o Curso de Pedagogia estabeleceram parceria para desenvolvimento do Projeto Teatro na Escola – Plantando Sonhos.

Para essa composição, a seleção da Escola Estadual Prof. Eduir Benedicto Scarppari, justificou-se pela parceria estabelecida há alguns anos entre  universidade e escola como o Projeto de extensão “ Unimep na Comunidade”.

O convite aceito por parte dessa instituição escolar gerou novos desafios para essa Unidade, pois em meio a uma demanda acelerada que envolvia a rotina da escola, surge uma oportunidade de ampliar o conhecimento artístico-teatral por meio da valorização da história e memória dos moradores do bairro.

Na perspectiva de desenvolvimento dos procedimentos em que os saberes constituídos com a comunidade valorizassem o repertório e a realidade vivenciada pelos professores e alunos dessa escola é que se pautou o diálogo com essa instituição. Constituiu-se um espaço em que as ideias foram expostas bem como seus condicionantes, para assim, estabelecer um trabalho em que as partes se reconhe-cessem e se articulassem num ambiente carregado de sentido para os participantes.

Nessa dinâmica, a partir das oficinas de teatro, por meio dos jogos de faz de conta é que as crianças foram instigadas a assumirem diferentes posições e papeis e a valorizarem as diferentes formas de expressão.  Nessa perspectiva é que crianças e professores vivenciaram momentos de apreciação das técnicas teatrais e dos sentimentos vivenciados pelas personagens que retratam episódios reais. 

Nesse processo constituíram-se novos olhares sobre as histórias que compõem a identidade do bairro, nesse caso, Jardim Alvorada. O diálogo e as entrevistas com moradores dessa localidade proporcionaram às crianças o interesse por ouvir essas histórias, por conhecer esses fatos e reconhecer esse contexto. Essa participação dos entrevistados favoreceu o encantamento com essas pessoas, sujeitos do bairro, moradores e construtores dessa comunidade.  Além do encantamento com as narrativas reais e a valorização do registro desses relatos orais, como um recurso que proporciona a preservação da memória dessa localidade, seja por meio da escrita ou das ilustrações disponíveis nesse exemplar ou da gravação da apresentação teatral a partir desse contexto histórico local.  

Nessa perspectiva é que compartilhamos as histórias dos moradores do bairro Jardim Alvorada, escritas e ilustradas pelas crianças sob apoio da equipe que compôs esse projeto. 

 

 

 

 

 

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