Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Pedagogia do futsal na pré-adolescência

Pedagogia do futsal na pré-adolescência

Metodologias e estratégias de ensino para qualificar o jogo de jovens de 10 a 14 anos
Pedagogia do futsal na pré-adolescência

Organizador(es):
Autor(es): Daniel Andrade Geraldi

ISBN 978-65-89109-01-3
DOI
Páginas 84
Instituição IPA
Ano de Publicação 2020
Faculdade
Palavras-Chave
Com a chegada da pré-adolescência, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020) compreende a faixa etária dos 10 aos 14 anos de idade e com os consequentes crescimentos biológicos, desenvolvimento cognitivo e amadurecimento psicológico (RÖHR, 2007) inerentes a essa etapa do desenvolvimento biopsicossocial humano, as crianças começam a se transformar em jovens, passando a apresentar corpos mais fortes, mais esguios, mais rápidos e demonstrando uma maneira de pensar capaz de viver o jogo sem tê-lo jogado ainda (SANTANA, 2008).
De um modo geral, tais mudanças estimulam muitos treinadores e familiares, envolvidos no contexto do futsal, a acreditarem que seus alunos e filhos já se encontram desenvolvidos o suficiente para começarem a treinar como adultos, correto? Redondamente errados! E esse é um entre alguns temas que esta obra se propõe a tratar em relação à prática do futsal na pré-adolescência.
A discussão referente à metodologia e às estratégicas pedagógicas indicadas para qualificar o jogo de futsal de pré-adolescentes se configura, nesta obra, como o tema central, entretanto, os aspectos cognitivos, emocionais e psicológicos dos jovens dentro do ambiente esportivo do futsal também são discutidos com abrangência. 
AmazonLoja.png