Ensino Médio: Políticas e Práticas
Organizador(es):
Autor(es):
ISBN | |
---|---|
DOI | |
Páginas | |
Instituição | |
Ano de Publicação | |
Faculdade | |
Palavras-Chave |
Esta obra é mais uma importante contribuição, não só ao debate, mas à construção de novas práticas no Ensino Médio. Se, do ponto de vista ontológico, as possibilidades de enfrentamento pela escola são limitadas pela especificidade de suas práticas, uma vez que esse movimento só se dará pela ação coletiva das organizações dos trabalhadores, do ponto de vista epistemológico há possibilidades reais de avanço, pela implementação de processos educativos que se pautem pela relação entre parte e totalidade, teoria e prática, disciplinaridade e interdisciplinaridade, lógica e história, com base na concepção de conhecimento que o define como a recriação do pensamento, da realidade, pela ação humana. Contudo, continua necessário o exercício da crítica radical ao regime de acumulação flexível e à sua ideologia – as categorias da pós-modernidade referentes ao conhecimento, à história, à linguagem, ao poder, ao trabalho, à cultura e à economia. E, claro, a necessária revisão dos projetos de formação de docentes nas universidades, nas escolas e nos espaços de organização coletiva.
(Acacia Zeneida Kuenzer)