Educação Física Inclusiva: Diferentes olhares sobre a inclusão social através da educação física e do esporte
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“A capacidade que uma cultura tem de lidar com as heterogeneidades que a compõe tornou-se uma espécie de critério de avaliação de seu estágio evolutivo, especialmente em tempos de fundamentalismos e intolerâncias de todas as ordens como este em que vivemos. [..] a inclusão social deixa de ser uma preocupação a ser dividida entre governantes, especialistas e um grupo delimitado de cidadãos com alguma diferença e passa a ser uma questão fundamental da sociedade.” (Paulon, Freitas e Pinho, 2005, p.7, grifo nosso)
É nesta perspectiva que o Grupo de Estudos Washington Gutierrez (GEWG), do Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista IPA, vem estudando a temática da Educação Física Inclusiva desde 2014, pesquisando, participando de Seminários, Congressos e promovendo eventos de formação acadêmica que possam gerar bons frutos para nossa sociedade.
Estamos na 3º edição do livro e contamos com a participação de profissionais e acadêmicos ligados ao grupo direta ou indiretamente, onde são abordados temas transversais à inclusão como: dança, esgrima, capoeira, hidroginástica, natação, oficinas terapêuticas e pedagógicas na doença mental, perfil do educador físico em projetos sociais, síndrome de Burnout e integração desportiva e social.
O GEWG acredita que através destes ensaios teóricos, relatos de experiências e pesquisas compilados no livro, possamos trazer importantes contribuições e reflexões acerca da temática da inclusão social à Educação Física.