Desafios Ético-Educacionais à Emancipação Humana
Organizador(es):
Autor(es):
ISBN | |
---|---|
DOI | |
Páginas | |
Instituição | |
Ano de Publicação | |
Faculdade | |
Palavras-Chave |
Este livro trata da discussão e reflexão sobre a educação como instrumento pedagógico que contribui na construção da autonomia dos indivíduos. Nesse sentido, defende que a educação pode ser instrumento para que grupos sociais marginalizados historicamente possam construir conhecimento significativo, tendo como objetivo a promoção da autonomia e da inclusão social. Faz uma análise crítica do estudo de valores éticos na sala de aula. Discute quais as atividades emancipatórias, à luz dos valores éticos, a escola poderá desenvolver com vista ao horizonte da emancipação humana. Nesta perspectiva, apresenta a importância da ética, da práxis e da educação que, uma vez articuladas, podem contribuir com a promoção da dignidade humana. A partir do contexto de contradições da sociedade capitalista, indaga a respeito de como os valores éticos trabalhados na escola podem contribuir para a emancipação humana frente aos imperativos do capital. Nesse sentido, pretende fomentar uma discussão em torno de alguns desafios ético-educacionais.