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Afinal, BNCC é Currículo?

Um estudo sobre a relação entre os saberes de professoras de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental & as orientações curriculares da BNCC
Afinal, BNCC é Currículo?

Organizador(es):
Autor(es): Luciana Miyuki Sado Utsumi

ISBN 978-65-86452-06-8
DOI
Páginas 203
Instituição Metodista
Ano de Publicação 2021
Faculdade
Palavras-Chave
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Com base nas orientações curriculares apontadas na BNCC, bem como a partir do diálogo desse documento com as práticas pedagógicas dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quais são as relações entre os saberes profissionais dos sujeitos contemplados na presente investigação e a proposta curricular da BNCC?

Tal questionamento configurou-se no ponto de partida para os percursos da pesquisa de pós-doutoramento, realizada no período de 2019 a 2020, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (campus Cuiabá).

O objetivo geraldo estudo em questão consistiu em verificar as relações entre os saberes profissionais dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a respectiva proposta curricular apresentada na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com base nas orientações e prescrições curriculares apontadas na mesma, bem como a partir do diálogo desse documento com as práticas pedagógicas dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O trabalho de campo realizou-se em instituições educacionais de natureza privada, nos segmentos de ensino da Educação Básica, com professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A despeito da necessidade de construção de novos ou outros saberes e conhecimentos pedagógicos para o enfrentamento do processo de implantação da BNCC no currículo das escolas, as professoras participantes da pesquisa apresentaram, em menor ou maior grau de consciência e reflexão crítica, os conhecimentos específicos, pedagógicos e curriculares presentes nas orientações e nos pressupostos teóricos e metodológicos da BNCC, legitimados pelo MEC como sendo componentes do perfil de professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Em última análise, o sucesso da implantação da BNCC nas práticas educativas depende do repertório de conhecimentos específicos, pedagógicos e curriculares para o ensino da Matemática, que permite que os professores compreendam as entrelinhas que estão por trás das recomendações, prescrições e concepções curriculares.

A presente leitura faz um convite a todos os professores e professoras de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: atores protagonistas, que constroem conhecimentos e saberes pedagógicos no decorrer de suas trajetórias formativas e profissionais.

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