Metodista lança dois livros e participa de diversas atividades do 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Metodista lança dois livros e participa de diversas atividades do 22° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
A Universidade Metodista de São Paulo vai lançar dois livros no 22° CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância) e participará de diversos debates, palestras e apresentações. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância e acontece entre os dias 19 e 23 de setembro na cidade Águas de Lindóia, em São Paulo.
Os lançamentos da Metodista serão os livros “Caminhos da Educação a Distância: Uma década de democracia, aprendizagem e experiência” e “Narrativas das experiências docentes com uso de tecnologias na educação”, ambos organizados pela professora Adriana Barroso de Azevedo, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metodista de São Paulo e professora dos cursos de Pedagogia EAD e Publicidade e Propaganda.
10 anos EAD Metodista
A obra “Caminhos da Educação a Distância: Uma década de democracia, aprendizagem e experiência” reúne textos de 16 autores da Metodista, entre eles professores, diretores e coordenadores de cursos. O livro relata as experiências dos dez anos da Educação a Distância da Universidade.
“Quando começamos a EAD, tínhamos que buscar as referências em nós mesmos, porque mesmo as experiências que já se tinha de EAD fora do Brasil não contavam com a tecnologia como a experiência brasileira nasce. A EAD fora do Brasil nasce muito vinculada ao impresso, vinculada a um modelo muito tradicional e de uma tecnologia do século passado”, diz Adriana.
No início, existia certo preconceito contra essa modalidade de ensino, e os alunos e professores encontravam dificuldades em lidar com as novas plataformas e os ambientes virtuais. “Foi um processo de formação continuada, permanente. Antes mesmo da gente ter início da modalidade, tivemos um trabalho formativo. Todos os professores tiveram que pensar EAD, preparar as equipes, preparar as formações, preparar os cursos”, relata.
Inserção de tecnologia na educação
Em busca de melhorias no processo educacional, alguns professores inovam e fazem interessantes inserções da tecnologia em sala de aula. Essas vivências são abordadas no livro “Narrativas das experiências docentes com uso de tecnologias na educação”. 11 professores, de escolas públicas e privadas de São Paulo e São Bernardo, colaboraram com textos a respeito de suas experiências com o uso criativo da tecnologia no processo educacional no ensino básico.
Os artigos foram desenvolvidos após o curso “A tecnologia na docência: Construção de narrativas digitais”, ministrado por Adriana, em seu estágio pós-doutoral, aos professores que utilizam a tecnologia na educação. “Nos reunimos, durante o período de um mês, em um curso intensivo, mas a equipe não se desfez. Temos um grupo de pesquisa, chamado Gente, com estudos e narrativas de tecnologia na educação, com o objetivo de compartilhar, trazer outras pessoas e fazer com que se sintam motivadas a continuar com práticas diferenciadas”, conta Adriana.
Mesas, apresentações de trabalhos e discussões
O Diretor da Educação a Distância, Luciano Sathler Rosa Guimarães, participará como Presidente de Mesa em uma discussão com a temática “Melhorando a nossa memória a longo prazo sobre questões de qualidade” e “Educação aberta ou educação está aberta no mundo futuro de hoje?”, que será realizada das 18h30 às 20h30 do dia 19. Guimarães também participará da mesa-redonda “A liderança da EAD nos processos de inovação das instituições de ensino superior”, que acontece no dia 21 às 13h. A professora Adriana vai participar do lançamento dos dois livros e, também, será coordenadora de algumas mesas e palestrante de outras. Diversos representantes da Universidade estarão presentes apresentando trabalhos de pesquisa.
Confira todas as atividades da Metodista no CIAED:
19 de Setembro
15h – 15h25
Sala 9 – A formação docente inicial a distância e o uso das tecnologias digitais em sala de aula
Coordenação: Adriana Barroso de Azevedo
Participantes: Márcia Regina Mocelin – Uninter; Cristiane Dall Agnol Da Silva Benvenutti – Uninter; Kellin Cristina Melchior Inocencio – Uninter; Sonia De Fatima Radvanskei – Uninter; Mary Raquel Storrer Weber – Uninter.
18h30 – 20h
Salão Real – Melhorando a nossa memória a longo prazo sobre questões de qualidade; Educação aberta ou a educação está aberta no mundo futuro de hoje?
Presidente de Mesa: Luciano Sathler Rosa Guimarães
Participantes: Jon Baggaley - Athabasca University – Canadá; Stavros Panagiotis Xanthopoylos – Abed / Ocwc – Brasil.
20 de Setembro
13h – 15
Salão Onix - Como medir a qualidade do audiovisual no EAD: o efeito “dente e cauda"
Coordenação: Alexandre Saramelli – Untref
Participantes: Andrêa Correa Da Silva – Fundap; Divane Alves Da Silva – Unip Interativa; Rodrigo Oliveira Santos – Metodista.
13h – 20h
Salão Ágata – O componente pesquisa na EAD: Estado atual e perspectivas de futuro
Coordenação: Reinaldo Portal Domingo – Ufma
Participantes: Adriana Barroso De Azevedo – Metodista; Marcos B. L. Dalmau – Ufsc; Ymiracy Nascimento De Souza Polak – Ufpr.
15h – 15h30/17h30 – 18h
Sessão Pôster - Apresentações de Trabalhos Científicos
Narrativas de experiências do uso de programação e robótica na educação básica – BD 58 - Leandro Postigo Zanolla - Metodista
“Tradição & inovação” competências tecnológicas necessárias à prática educacional – BD 5 - Luciene Domenici Mozzer – Metodista
17h – 17h25
Sala 11 – Apresentações de Trabalhos Científicos
Caminhos para formação e atuação docente: um estudo dos egressos de um curso de pedagogia EAD - Simone Aparecida Possarli Oliveira – Metodista
15h30 – 17h30
Salão Esmeralda – Produção de material didático institucional: produzir internamente ou terceirizar?
Coordenação: Kaleu Florio De Oliveira - Belas Artes
Participantes: Jacqueline De Oliveira Lameza - Belas Artes; Roberto Paes De Carvalho Ramos – Unesa; Marcio Araujo Oliverio – Metodista; Renato Luís De Souza Dutra - Up.
15h30 – 17h30
Salão Onix – Estágios supervisionados da formação dos professores em cursos a distância: o desafio da qualidade
Coordenação: Rita Maria Lino Tarcia – Unifesp / Unicsul
Participantes: Adriana Barroso de Azevedo – Metodista; Josemary Morastoni – Up; Julia de Cássia Pereira Nascimento – Unicsul.
21 de Setembro
13h – 15h
Salão Ágata – a liderança da EAD nos processos de inovação das instituições de ensino superior
Coordenação: Betina Von Staa – Abed
Participantes: Luciano Sathler Rosa Guimarães – Metodista; Jucimara Roesler – Newton Paiva Ricardo D. Santos – Cisco; Janes Fidelis Tomelin – Laureate.
15h – 15h30
Lançamento de Livros – EXPO-EAD
Obra: Narrativas das experiências docentes com o uso de tecnologias na educação - Editora Metodista
Obra: Caminhos da educação a distância: uma década de democracia, aprendizagem e experiência editora metodista
15h – 15h30/17h30 – 18h
Sessão Pôster - Apresentações De Trabalhos Científicos
Qualidade na educação superior brasileira e um pensar novo sobre sua avaliação – Bd 179 - Rodrigo Oliveira Santos – Metodista
16h – 16h25
Sala 6 – A tecnologia no novo tempo de ensinar e de aprender
Adriana Barroso De Azevedo – Metodista
22 de Setembro
13h – 13h25
Sala 9 – Apresentações de trabalhos científicos
BD 101 - Narrativas de experiências de docentes e discentes a partir do processo da utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de matemática do ensino fundamental - César Augusto Do Prado Moraes – Metodista.
13h30 – 13h55
BD 47 - Ensino híbrido na educação básica: narrativa docente sobre abordagens metodológicas na perspectiva da personalização do ensino - Verônica Martins Cannatá - Dante Alighieri; Adriana Barroso de Azevedo – Metodista.
Clique aqui e visite o site do evento.